O Sustentar é desenvolvido e executado pela Caramuru, com a garantia de que os seus produtos são originados de forma sustentável e rastreável. Sendo assim, nossos clientes, sejam eles industriais ou consumidores finais, precisam ter evidências claras e documentais de que a produção agrícola, ou seus derivados, foram originados de forma sustentável e de acordo com as melhores práticas. Além disso, é fundamental que esse processo de rastreabilidade verificável chancele a sustentabilidade de todas as etapas da cadeia produtiva.
O Sustentar garante a aplicação dos conceitos de sustentabilidade em toda a nossa cadeia produtiva, desde o fornecimento de matéria-prima, essencial para a industrialização e comercialização de produtos disponíveis nos mercados nacional e internacional.
Desde 2018, o Sustentar passa por um processo constante de melhoria. Hoje, fazemos o uso de inteligência artificial e de tecnologia geoespacial, o que permite monitorar 100% de nossa cadeia de fornecedores de matéria-prima, sejam eles diretos ou indiretos.
Utilizamos um protocolo robusto, com vários critérios socioambientais, o que possibilita a mensuração, reportagem e verificação dos dados coletados – fator determinante para a aquisição de matéria-prima.
O uso intensivo desse pacote tecnológico para a rastreabilidade de toda a matéria-prima adquirida permitiu à Caramuru, a partir de agosto de 2020, assumir o compromisso de Desmatamento Zero em suas aquisições de matéria-prima nos seus biomas de atuação (Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica).
A Caramuru cumpre, integralmente, a Moratória da Soja, publicada em 2008. A iniciativa assegura que a soja produzida no bioma Amazônia e comercializada pelos seus signatários esteja livre de desflorestamentos.
O Selo Sustentar, com lançamento a partir de 2023, tem o objetivo de avaliar, em todas as aquisições de matéria-prima, 34 indicadores essenciais e, em caso de não conformidade, impeditivos de obtenção, indicando o cumprimento dos critérios mínimos de aquisição.